MINDFULLNESS: 8 Dicas para controlar a ansiedade!

Hi! Sabem uma coisa? Ansiedade sucks! Isso e tudo o que está adjacente a ela, como o stress, a preocupação, nervosismo, etc. etc. É uma sensação péssima sentir a cabeça pesada e o coração apertado por situações que nem sempre são preocupantes, mas enfim, para mim sempre foi muito complicado arranjar estratégias de coping para conseguir controlá-la. Com vocês também é assim? Not anymore! Vou dar 8 dicas que são fáceis de seguir para conseguirem ‘domar’ a fera que é a ansiedade.
1. Respirar Fundo
A maior parte das vezes sentimos dificuldade em respirar quando somos atingidos por um ataque de ansiedade e respirar compulsivamente pode piorar os sintomas e provocar um ataque de pânico. Por isso, é melhor realizar uma respiração abdominal em vez de torácica. Existem vários exercícios e técnicas respiratórias que são recomendadas por experts que ajudam a aliviar os sintomas da ansiedade. Uma forma prática, natural e grátis de controlar a ansiedade;
2. Praticar Mindfullness Meditation
A meditação consciente, ou Mindfulness meditation, é uma meditação budista que consiste em sentar confortavelmente e concentrar na respiração enquanto se foca no presente sem qualquer pensamento no passado ou no futuro. Num estudo realizado por Johns Hopkins na Universidade de Baltimore, foi demonstrado que a meditação consciente ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão. Se para ti for difícil meditar sozinho, podes sempre praticar com um grupo ou até mesmo em centros indicados para tal.
3. O poder da aromaterapia
Durante séculos, a lavanda e os seus extratos foram usados para controlar a ansiedade. Clínicas especializadas em aromaterapia demonstraram que óleo de lavanda é eficaz no tratamento da ansiedade. Podes misturar o óleo essencial com outro óleo mais ‘pesado’, como por exemplo o óleo de amêndoas doces e aplicar no pulso, pescoço, ou zonas onde possas facilmente sentir o cheiro da lavanda, ou até usar produtos que contenham lavanda, como gel de banho, sabonete, creme corporal para que assim o aroma ande sempre contigo, ao mesmo tempo que te mantém mais relaxada.

 

4. Praticar exercício físico
O exercício físico regular é considerado um remédio natural no controlo da ansiedade. Ajuda a libertar hormonas responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar e ficas automaticamente a sentir-te mais saudável e aumenta a auto-estima. Usa pelo menos 20-30 minutos do teu dia para praticar qualquer exercício que aumente a tua frequência cardíaca e irás sentir-te muito mais calmo e relaxado.

5. Rir!
O melhor tratamento para tudo é o riso! Passamos tanto tempo preocupados com assuntos do dia a dia, que nos esquecemos de rir. Desenvolve um sentido de humor e passa algum tempo do dia a falar e rir com alguém que consideres amigo (se não tiveres companhia, podes sempre contar com os memes 😂). Rir ou até mesmo fingir que ris pode estimular o cérebro para libertar as hormonas responsáveis pela felicidade e bem-estar, melhorar o sistema imunitário e relaxar a mente e o corpo.

6. Tomar um banho quente
Hummmmm tomar um banho quente …. Quem nunca? O banho quente aumenta a temperatura corporal e cria um efeito mais calmante. Para obteres mais benefícios, podes sempre adicionar algumas gotas de óleo de lavanda.
7. Realizar uma alimentação equilibrada
Ultimamente tem-se enfatizado bastante a importância de uma alimentação equilibrada, um dos remédios mais naturais que existe para o controlo da ansiedade, pois envolve simplesmente o uso de alimentos naturais e orgânicos que contribuem para o nosso bem-estar. Quando te sentires em baixo, experimenta fazer uma refeição com alimentos ricos e aminoácidos, como o peru, frango, banana, leite; ricos em ómega-3, como o salmão, atum e cavala; e alimentos integrais e vegetais. Com isto não quero dizer que devemos excluir por completo alimentos que não enriquecem o nosso organismo, como os fast-food; mas tentar ao máximo consumi-los poucas vezes, pois estamos a falar de uma alimentação equilibrada.

8. Beber Chá
Fácil de preparar e saboroso: Chá! Beber uma chávena de chá de camomila não é apenas relaxante como também diminui significativamente a ansiedade.
Todas estas dicas são naturais e fáceis de realizar. Caso sintas que nenhuma delas funciona contigo, ou que a tua situação possa ser mais complicada de tratar, consulta um médico e assim conhecerás mais alternativas para o controlo da ansiedade.

Um Beijito 💋

5 Replies to “MINDFULLNESS: 8 Dicas para controlar a ansiedade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *