‘KOMBUCHA’ – A bebida do momento

Ultimamente tenho ouvido falar bastante nas redes sociais desta bebida fermentada à base de chá, naturalmente gaseificada e com algum teor de álcool, que decidi abrir o blog com o post destinado a ela. É muito interessante a nível biológico pois consiste numa colónia formada por microorganismos que ficam aglomerados numa massa – ‘scoby‘ – semelhante a uma panqueca com uma textura escorregadia ao toque.

Porque será que é considerada uma bebida com ‘super poderes’ probióticos? Porque durante o processo de fermentação, a colónia de microorganismos alimenta-se do açúcar e da cafeína do chá, produzindo assim vitaminas, probióticos e outras substâncias benéficas para o nosso organismo, especialmente para a nossa flora intestinal, contudo, não existem dados científicos que comprovem estes benefícios, apenas relatos pessoais.
 O processo de preparação do kombucha pode ser dividido em 2 fases de fermentação – 1ª FASE: fermentação do chá e do açúcar | 2ª FASE: fermentação das frutas. Ao adicionarmos o ‘scoby‘ à mistura do chá frio com açúcar, ocorre um processo de fermentação e daí origina-se uma bebida bastante ácida, parecida ao vinagre de sidra, mas mais doce e suave. Já na fase de adição das frutas, obtemos uma bebida doce, suave e saborosa.
Agora, estão prontos para saber como prepará-la? Vamos lá!

 Gostaram deste post? Partilhem, não só comigo, mas também com amigos e família se já tinham ouvido falar desta bebida ou se já experimentaram fazer em casa.

Um Beijito 💋

 

 

 

 

17 Replies to “‘KOMBUCHA’ – A bebida do momento

  1. Hello ,

    I saw your tweet about animals and thought I will check your website. I like it!

    I love pets. I have two beautiful thai cats called Tammy(female) and Yommo(male). Yommo is 1 year older than Tommy. He acts like a bigger brother for her. 🙂
    I have even created an Instagram account for them ( https://www.instagram.com/tayo_home/ ) and probably soon they will have more followers than me (kinda funny).

    I have subscribed to your newsletter. 🙂

    Keep up the good work on your blog.

    Regards
    Wiki

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *